Depressão - Informações e algumas dicas holísticas.

Atualizado: 30 de jan. de 2019

Essa semana falaremos bastante sobre este mal do século a depressão, gostaríamos de poder ajudar a quem precisa por isso decidimos fazer uma série de posts voltados para está finalidade.


Doenças psicossomáticas, psique=mente e soma=corpo portanto doenças relacionadas a mente e corpo, já dizia Buda somos o que pensamos e sentimos, e de fato isso é uma grande verdade.

E qual a qualidade de nossos pensamentos e emoções?

O dia a dia se tornou mais corrido, estamos a todo momento cheios de informações, é uma avalanche de notícias e coisas para assimilar a todo momento, começamos a viver de certa forma no automático as vezes realizamos tarefas que quando vimos já fizemos como por ex comer, beber água e diversas outras coisas interferindo também na saúde de nossos pensamentos e vida.


A depressão é uma doença considerada como o mau do século ou doença da alma de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão já afeta em algum grau cerca de 350 milhões de pessoas e no Brasil, 13 milhões sofrem do mal (dados de 2009). Sendo apontada como a quinta maior questão de saúde pública do planeta e Estima-se que até 2030 esteja em 1°lugar.


Qualquer pessoa pode ter depressão, não é considerada doença de rico, não é doença de fresco, não é mi-mi-mi... Para que se inicie um tratamento primeiro é necessário aceitar que existe o problema e ter consciência dele.

Se conhece alguém com este tipo de problema não o trate como frescura pois estamos falando sobre algo sério e que precisa de muito cuidado, amor e atenção.


A Depressão assim como o estresse, a ansiedade, insônia e até mesmo a sinusite são consideradas doenças psicossomáticas ( um campo da medicina psiquiátrica e neurológica onde se estuda as conexões de fatores sociais, comportamentais, psicológicos e a qualidade de vida dos seres humanos.) A depressão é considerada por estes profissionais o resultado da soma de vários sentimentos ruins e pensamentos tristes, que acumulamos ao longo da nossa vida.


É claro em alguns casos podem ser de fatores físicos como problemas já existes na tireoide, falta de vitaminas como por ex a Vitamina D, ou até mesmo o Cortisol hormônio do estresse em níveis muito elevados o ideal é sempre realizar aquele check-up e procurar um especialista para retirar a possibilidade de fatores físicos.


Por ser uma doença psicossomática ela afeta o nosso físico, emocional e mental ao mesmo tempo, somos uma unidade de campos sutis que integram-se e se estamos tristes todo o nosso corpo se encontra neste estado inclusive nossos corpos sutis e chakras será afetados por esse sentimento/pensamento tendo o reflexo no corpo físico quando estamos desconectados com nosso "eu" mais íntimo estamos propensos a termos alguns desequilíbrios inclusive a depressão.


Algumas dicas para quem sofre de Depressão!


Para uma melhora significativa é necessário mudanças nos hábitos, adotar uma vida mais saudável caminhar ao sol, realizar atividades que sinta prazer, andar descalço na grama, mergulhar no mar, ter pensamentos positivos, sentir gratidão, melhorar a alimentação e cuidar do espiritual também isso é muito importante pois se estamos com nossas vibrações baixas essas mesmas vibrações que retornaram a nós com mais facilidade...

Como existe a possibilidade de um desenquibrio nos campos sutis é necessário cuidar dos chakras e equilibra-los até mesmo para obter pensamentos mais construtivos e positivos nestes casos os banhos com ervas podem ajudar, assim como os cristais, a Cromoterapia, a aromaterapia, o Reiki... Essas e outras terapias ajudam no equilíbrio energético dos campos sutis.

Em nosso site tem algumas técnicas também para ativar e equilibrar os Chakras dicas simples que podem fazer diferença.


A meditação e a Depressão