Mercúrio retrógrado em Aquário 2021


Saiba a tendência dos próximos 20 dias

Em 2021 (e 2022) teremos as 3 retrogradações anuais em signos de Ar, o que representa revisões e realinhamento com a lógica, a razão, a comunicação, os meios de transporte, e o melhor para coletividade.


A primeira retrogradação do ano é no signo de Aquário. Mercúrio faz sua revisão neste signo de 30/01 á 20/02, e durante este período veremos os revezes da coletividade, o poder das massas, o poder do povo mesmo que em isolamento. As redes sociais estarão ainda mais em foco, e Mercúrio retrógrado nos lembra que todos devemos nos responsabilizar pelo que dizemos/escrevemos online. O primeiro ponto que vamos perceber é que internet deixará de ser terra sem lei. Fake news e qualquer outro tipo de comportamento que fira os direitos da sociedade vão começar a realmente serem punidos ou pelo menos causar grande comoção popular. Preconceito de qualquer espécie não cola, ainda mais com tantos planetas em Aquário: júpiter - que rege a justiça, Saturno - que rege as regras, sol - que mostra quem somos em essência, e Mercúrio - comunicação. Quem ainda faz parte do grupo de pessoas que não aceitam as diferenças, que não aceitam a individualidade do outro, que considera tudo que é diferente como ameaça tem forte chances da vida bater com toda força, dando aqueles choques de realidade e revezes jamais esperados.

Depois do longo "inverno" de capricórnio e sua maneira tão seca, fria, e extremamente antiquada, os ventos aquarianos quebram a bolha de conservadorismo que nos assombra a alguns anos.


Não estou dizendo que de uma hora pra outra, preconceituosos e conservadores irão mudar, mas que essa postura será enfraquecida e combatida pela própria sociedade, assim como acontecimentos particulares e individuais no cotidiano podem fazer tudo cair por terra, afinal os senhores do tempo e da lei estarão em quadratura com Urano. Quando menos se espera, a vida trás uma oportunidade de mudança. Primeiro mercúrio aponta o caminho da mudança, depois saturno e Júpiter tomam as rédeas.


O poder das massas pode levar o povo a se revoltar. Acontecimentos impactantes ocorridos no início do mês, por volta de 08 á 10/01 podem voltar a ser pauta agora durante a retrogradação.

A mídia, o jornalismo tem papel fundamental sobre o ponto de vista da população e do desenrolar do nosso cenário. Escolha bem onde se informa, leia ou ouça sobre o mesmo assunto de várias fontes diferentes. Sair da sua bolha social fará bem.

Mercúrio retrógrado em Aquário nos convida a conhecer o outro lado, a versão do outro sobre tudo, questionar, procurar respaldo científico, estudo, buscar melhorias coletivas (sem egoísmo e individualidade). Na verdade quem ainda estiver preso á isso sofre um bocado com uma retrogradação dessa.


Os famosos pontos de atenção que sempre então em pauta quando se tem a retrogradação de Mercúrio não devem ser ignorados, ainda mais se tratando do signo que rege a tecnologia.

Cuidado redobrado com celular, senhas, dados pessoais, acesso e compras em lugares e sites seguros, computadores podem dar defeito, fazer backup de tudo que for importante também é uma dica e tanto para o período. Maior atenção ao dirigir, se deslocar, já que podemos absorver um pouco de uma característica Aquariana bastante conhecida: ficar no mundo da lua, no nosso próprio mundinho sem se atentar ao que acontece ao redor.


O segredo desta retrogradação é entender que devemos pensar mais no coletivo, em melhorias coletivas. Veja só as pessoas que são antivacina vs a ciência. Negar a ciência é uma coisa que Aquário abomina, e veremos esse embate ao longo de todo o ano. A sincronicidade das coisas é sempre incrível, este ano (quase) inteirinho teremos a energia de Saturno e júpiter em Aquário, pra nos recordar que ciência e leis são melhorias para a humanidade e caminham juntas. Ambas podem ser aprimoradas, mas não esquecidas ou negligenciadas.


Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte, e devemos ter atenção especial aos transportes em 2021. Greves pesadas de categorias relacionadas ao setor de transporte podem causar grandes confusões e revolta. Alguns buscando mudança, justiça, e melhorias e outros só pelo puro caos. Mas nos fará pensar no processo de cada coisinha que consumimos para chegarmos a conclusão do quão fundamental é o setor de transporte para a sociedade moderna.


As retrogradações de Mercúrio ao longo do ano vão nos fazer pensar seriamente sobre como estamos conduzindo nossa vida, as escolhas que fizemos e que faremos daqui pra frente. O que tem valor e o que não funciona mais pra nós (como pessoa e no coletivo).

Hoje em Aquário - visando o bem coletivo, depois em gêmeos entre maio e junho - dando ainda mais ênfase aos transportes (tanto de pessoas como de cargas) com uma possível greve ou mudanças profundas nos meios de envio, e por fim em Libra entre setembro e outubro pra nos fazer refletir como será a nossa ressocialização depois da vacina.


Veja quais serão os pontos de maior atenção na retrogradação de mercúrio em aquário para cada signo. Lembrando que lendo sobre seu signo ascendente a assertividade é ainda maior.


Áries: maior atenção ao senso de coletividade, aparelhos eletrônicos, amizades, grupos, sensação de pertencimento, visão humanitária equivocada, atração de pessoas inconstantes.


Touro: maior atenção a sua percepção de vocação, reputação, pessoas que exercem autoridade, carreira, planos de longo prazo e conquistas profissionais.


Gêmeos: atenção redobrada busca conhecimento e sabedoria de fontes seguras, religiões e culturas diferentes, estudo, viagens para lugares distantes, leis, intelectualidade.