No catolicismo se comemora o dia dos gêmeos em 26 de Setembro. Os Santos Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e nasceram na Ásia menor e morreram por volta de 300 d.C. Em vida eram médicos e devido ao atendimento popular sem cobrar por seus feitos a devotos da fé, curavam os enfermos não só com seu saber mas através de milagres propiciados por suas orações.
Considerados inimigos dos deuses romanos o Imperador Diocleciano os perseguiu e os condenou a morte sendo retirados bruscamente de seus atendimentos e levados ao tribunal para assim renunciar sua fé ao cristianismo, o que é claro não aconteceu, sepultados pelos seus pacientes e os restos mortais foram para uma Igreja dedicada a eles, construída pelo Papa Felix IV, em Roma na Basílica do Fórum.
A distribuição de doces no dia de Cosme e Damião, dentro do catolicismo, se deve ao fato de que os santos Cosme e Damião ofereciam doces para amenizar a tristeza das crianças e enfermos.
Nas religiões Afro-brasileiras comemora-se 27 de Setembro, os Santos são sincretizados ( neste caso onde se usa um Santo da religião católica associada a suas características comuns) ao Orixá Ibejis em uma das lendas os gêmeos eram filhos de Iansã e Jogados nas águas então Oxum os criou como se fossem seus filhos.
Em outra Lenda nas religiões de matriz africana, algumas imagens de Cosme e Damião tem uma terceira criança menor entre os gêmeos. Trata-se de Doun. Várias lendas explicam quem é a terceira criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doun eram trigêmeos e que com a morte de Doun os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doun é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade.
Nesta data se faz comemorações aos Erês: guias espirituais infantis. A palavra Erê vem do Iorubá e significa "brincar" associadas ao principio, a alegria e renovação e resgata de forma harmoniosa a criança interior que cada um possui dentro de si.
Não sendo uma tradição somente das religiões Afro-brasileiras que também realizam distribuição de doces nestas datas.
Considerados os padroeiros de crianças, Gêmeos, farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
Caso precise de algum auxilio na área de Saúde ou proteção as crianças, poderá contar com a ajudinha dos Irmãos Cosme e Damião
Oração poderosa a Cosme e Damião para cura e proteção.
“São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém."
Texto escrito e imagem criada por Fabiana P. Imagem e texto protegidos pela Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98 | Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998
Em nosso site você encontra uma variedade de ervas, cristais, acessórios, peças para decoração, produtos naturais e muito mais... Venha conferir!
Comments