top of page
Cópia de Propaganda de Academia (1170 px × 100 px) (1200 px × 200 px) (1).png

Orixás regentes de 2023


Funco aquarelado, ilustração iemanjá e nanã, orixás regentes de 2023
Orixás 2023: Iemanjá e Nanã by @fahpanzarini

2023 está chegando e com ele a curiosidade sobre as regências de um novo ano cheio de possibilidades. Este ano começa diferente. É um ano regido pela lua, banhado por uma forte energia feminina que varia suas qualidades com o decorrer dos meses.


Em alguns anos temos uma regência fixa, um único orixá banhando todas as tendências e 2023 terá uma qualidade híbrida e com isso teremos dois Orixás bailando e combinando suas energias, nos acolhendo e ensinando os caminhos da vida. Elas são Iemanjá e nanã.


Antes de tudo mantenha a mente aberta sobre a regência dos orixás já que cada casa pode ter uma regência diferente e aqui estamos fazendo uma analogia com as regências como carta do tarot, numerologia e astrologia para trazer uma síntese de entendimento também através do símbolo dos orixás.


Previsões 2023 para o Brasil


2023 será um ano em que o poder das mulheres estará em alta, com isso já adianto que tudo que envolva mulheres, maternidade e o amor são os melhores caminhos para investir. Existe também a tendência a olhar com mais atenção as estruturas poucos observadas da sociedade, como locais de reclusão como: hospitais, presídios, Alas psiquiátricas, asílos e etc. Existe a forte possibilidade de mudanças através do caos desse tipo de instituíçoes que normalmente ficam a margem da sociedade.


O sistema de previdência pode sofrer caos e atraso de pagamentos. Isso pode gerar transtornos enormes e crises imediatas logo no inicio do ano. Posteriormente tudo será arrumado. Mas logo de cara isso pode assustar a população e gerar uma crise enorme no governo que assumirá a partir de primeiro de janeiro.


A questão climática que pode nos deixar de cabelo em pé ao mostrar a força da natureza revidando o nosso descuido através de deslizamentos de terra, enchentes e o rompimento de barragens. Obras subterrâneas merecem atenção redobrada também.


Os disturbios da mente serão uma pauta forte não só para o Brasil, mas para todo o mundo. Ansiedade e depressão mais uma vez serão fonte de muita discussão na sociedade médica, em busca de uma forma de aliviar ou pelo menos buscar diminuir as causas de tanta gente sofrendo, principalmente os mais jovens. Mas como um Nanã é um dos regentes do ano, seu simbolismo se associa ao tempo de maturação das coisas. E claramente vemos que ninguém neste mundo entende mais sobre isso (e claro que me incluo nisso) devemos fazer essa análise sobre o imediatismo exagerado que vivemos á todo momento e o quanto isso é prejudicial á longo prazo.



Um outro ponto importante á nivel pessoal sobre 2023 será a necessidade de um olhar mais atento sobre a longevidade. Por mais jovem que você seja hoje é preciso pensar a longo prazo, procurar agir com sabedoria, pensar na sua saúde. Já que as escolhas de hoje refletem positivamente (ou não) no nosso corpo, mente e qualidade de vida posteriormente.


Talvez sejamos inclinados a refletir sobre acolhimento, envelhecimento, legado, origem da vida e da morte. Nanã estará ao nosso lado nestes momentos em que a vida cotidiana não bastará. Será preciso encontrar conexão e sentido em todas as nossas ações. Seja para um trabalho, um relacionamento, compras... Se não fizer sentido com a pessoa que você é hoje - ou com o caminho que está trilhando para seu futuro automaticamente não fará sentido.

Profissões de amparo, cuidado com o outro podem ser valorizadas e super requisitadas neste ano. O setor de serviços e alimentício também terá grande destaque em 2023 - tanto para o lado bom, quanto para o desafiador. É preciso cuidar da alimentação, do plantio, da conservação de alimentos. Desperdício está fora de questão. Ainda mais depois de uma crise alimentar como a que vivemos em 2022, todo cuidado com a gestão de alimentos é necessária. Inclusive pode haver grandes mudanças no setor agrícola, principalmente voltado para revogação de leis relacionadas á liberação de agrotóxicos.


O turismo volta com tudo! E o mar voltará a ser o super atrativo para o turismo brasileiro. Nossas praias que sempre encantaram o mundo e atrai milhões de turistas por ano volta á movimentar a economia, inclusive movido á vacinação e recrudecimento dos casos de covid-19. A vida volta ao normal aos poucos.


2023 começa muito intenso. E apesar de ser um ano com forte energia feminina haverá muito embate, luta pelos direitos das mulheres, da população em situação de fragilidade, como também uma crise institucional, já que toda mudança gera desconforto e caos, nesta mudança de governo não será diferente. Observaremos o mercado instável, arredio no Brasil. Quando o povo é prioridade, o mercado não aceita bem. E saiba que o povo precisará de paciência (como sempre) mas que tudo vai se ajeitar no final. 2023 é um ano que funciona como uma ponte para o futuro que queremos construir. 2023 ainda será um ano de muita luta, mudanças profundas e que precisaremos arrumar nossa casa (o país) assim como nossa morada interna (emoções e pensamentos) para semear uma boa base para o próximo ano.

2024 será um ano de muita abundância, bençãos e prosperidade. Mas tudo depende muito do que escolhermos e os caminhos que trilharmos agora.


O passado tem o seu peso em 2023


O passado pode bater a nossa porta como forma de lembrança, de pessoas que retornam pra nossa vida - não somente amores do passado, mas parentes, amigos e situações mal resolvidas para que essa onda de emoções possa ser trabalhada para que seja descartada de vez ou para que renasça. O que é importante frisar é que 2023 será um ano totalmente voltado para as emoções. O resgate, o alinhamento do coração com a mente, a busca do equilibrio. A regencia dos orixás neste ano nos convida ao equilibrio da mente racional e do coração frio que vemos nas pessoas todos dias. Será que não estamos agindo assim também? Sem emoção, vivendo de medos e incertezas? Este será um ano para praticar o "religare" e usar a fé como ferramenta para unir a mente racional e reaquecer nosso coração que anda tão frio e seco.


2023 será um ano de revisão. E quando uso esta palavra é preciso deixar seu significado abrangente. Não é só para correção de possíveis erros ou arrependimentos e posteriormente jogar tudo para debaixo do tapete ao longo do ano. Aqui é preciso sentar e observar com cuidado o nosso passado. Fazer uma boa triagem, perdoar as escolhas que fizemos, nos acolher para compreender como chegamos até aqui. Tudo é um processo e a bagagem pode estar mais pesada do que possamos carregar. Que tal deixar sua vida mais leve?



Se imagine no futuro, uma anciã. Como gostaria de contar sobre a história da sua vida? Essa história está sendo construída hoje. Cada capítulo, cada página, cada palavra no livro da sua própria vida mora em cada pensamento, cada escolha, cada contato e em todas as suas ações. Nanã quando rege um ano pode nos deixar mais cautelosos, com menos pressa e com mais sabedoria para enxergar os caminhos que devemos trilhar, corrigir a rota sem medo quando não estivermos bem. É sobre não estar bem o tempo todo e não ter problema nenhum em admitir isso. 2023 será um ano introspectivo, para busca de cura - de todos os tipos e perdão.


Palavras chaves que podem mudar a sua vida


Se tem uma palavra poderosa para 2023 e que carrega um peso e importância sem tamanho é o perdão. Em sua essência primária o primeiro perdão a ser trabalhado é o auto perdão. Talvez seja até mais dificil do que perdoar outras pessoas. Mas foque nele desde o primeiro dia do ano. Veja o seu progresso ao longo e o quanto evoluiu no final de 2023.


Não julgar também pode ser um desafio e tanto para este ano. Quem está disposto á não entrar nesta energia que atrasa tanto quem julga quanto o julgado? É um exercício poderoso inclusive para alavancar a sua própria prosperidade neste ano.


Reclamação é uma forte tendência de um ano como 2023. Os desafios podem nos deixar impacientes com os resultados, as coisas podem não acontecer na velocidade que gostariamos e isso leva a reclamação. Manter uma postura de fé nos seus sonhos e principalmente nos processos do universo (ou nos caminhos que Deus escolhe se preferir) pode ser uma das escolhas mais sábias que podemos ter ao longo do ano.



Nanã e Iemanjá: passado e presente se alinham pelo mesmo objetivo


Iemanjá é o orixá mais cultuado no Brasil e o que as pessoas mais conhecem. Em 2023 Iemanjá nos convida a olhar as águas do mar da vida e as escolhas que tomamos até aqui. Como disse acima, é um ano de revisão. Principalmente sobre nossos sentimentos e relações interpessoais. Para fazer uma análise completa, reflita sobre as seguintes questões:


Como chegamos até aqui?

Quais foram os aprendizados?

Quais pessoas que ficaram pra trás?

Como me sinto quando olho pra quem fui no passado?

Que tipo de pessoa estou me tornando (ou quem desejo ser)?

Eu me orgulho de quem sou no momento?


Podem ser reflexões difíceis perceba que seu presente não combina com o que planejava. E isso em momento nenhum representa fracasso. E sim que a vida tem ciclos, ondas e marés que nos levam a lugares totalmente inusitados e a rota vai mudando conforme as nossas necessidades.


Um ano que carrega a energia de Iemanjá nos convida a trabalhar ativamente com a construção de relações positivas, a limpeza emocional e a cura do passado.

Nanã é a compreensão de que tudo que fazemos ecoa pela eternidade. Que nosso tempo é finito, que podemos ser apoio, suporte e acolhimento na vida de pessoas queridas, assim como também devemos buscar apoio quando necessário. É um ano para se aproximar da família, dos mais velhos, retomar laços com as nossas origens e entender a nossa ancestralidade. Para alguns 2023 também simbolizar uma grande faxina, final de ciclo para que outro melhor e renovado se anuncie.


Tendências do ano de 2023 por setores da nossa vida


Amor

No amor é um ano para formar família, pensar no futuro, e se deseja ter filhos pode ser um ano ideal para realizar este sonho. Provavelmente poderá ter muito amparo e apoio da família sobre a suas escolhas amorosas como também com a decisão de ser tornar pai ou mãe neste ano. 2023 é um ano para os apaixonados, para aqueles que desejam viver um grande amor. Os ciclos da lua serão muito importantes para saber os melhores momentos pra se envolver, para se apaixonar, para encontrar um amor, como também para se reinventar, sair de um ciclo de repetição e sofrimento.


Os solteiros irão perceber a vontade de estar com alguém fixo, sem grandes aventuras.Uma dica muito importante: Se a sua mãe, avó ou a figura materna não gostar do seu namorado ou pretendente caia fora. Se o coração de mãe já sabe de tudo o wi-fi dela está ainda mais apurado. Não aja com teimosia.


os comprometidos podem investir em sonhos a longo prazo, lutando juntos por melhorias no relacionamento e para a família. Será um ano de união, emoções afloradas e muito amor. A aquisição de um imóvel, crescimento da família e afins pode ser motivo de muita alegria ao longo do ano.



Trabalho

No trabalho iemanjá nos aconselha a seguir tendências do momento, dançar conforme as marés. Investir na sua capacidade de adaptação pode ser uma boa saída para ter trabalho o ano todo. Experimente novas áreas, aceite trabalhos de base e ao longo do ano pode conseguir promoções ou novas oportunidades através deste trabalho que no começo pode parecer inadequado. Nanã pede sabedoria, paciência e economia. Se puder fazer um trabalho extra e fazer uma reserva a nossa orixá anciã pode lhe agraciar com oportunidades únicas para investir esse dinheiro.


Saúde

Na saúde é um ano para cuidar das emoções já que elas se materializam no corpo físico, como as famosas doenças emocionais ou psicossomáticas. Nanã pede um olhar sobre a longevidade: o que podemos melhorar hoje para que no futuro possamos ter uma velhice de melhor qualidade? Cuide nervos, ossos, dentes e de todo sistema circulatório ao longo do ano. Procure ter sempre uma reserva financeira para possíveis imprevistos. Invista em tratamentos preventivos, como reposição de vitaminas que possam melhorar sua qualidade de vida hoje, visando um futuro cheio de sáude.


Tudo pode melhorar


Em 2023 tudo pode melhorar. E isso depende exclusivamente de nós e em especial da forma como nos sentimos sobre tudo. Se possível, procure fazer terapia e se auto compreender. Quando nos conhecemos passamos a ver o mundo de outra forma, assim como passamos a compreender melhor as pessoas ao nosso redor. Nem tudo que o outro faz é para nos magoar, cada um está passando por suas questões internas e em 2023 o acolhimento, o perdão, não julgar e não reclamar podem mudar muito a nossa vida. Não só pela carga energética negativa que bloqueia nosso progresso, mas porque quando pausamos estes maus hábitos, ouvimos melhor, trabalhamos a compreensão e temos espaço para ver as pessoas e a realidade como realmente são. E nada melhor do que ver o mundo como ele é para saber onde devemos e queremos ir. Desejo á você um ano incrível! Espero que você possa voltar aqui e me contar como foi seu ano. Feliz 2023.


Texto Criado por Michelle Cristina Silva para Esoteriando, registrado por Nunes e Campos Propriedade intelectual 3065 - Proibida reprodução de texto e imagem sem prévia autorização dos autores. Protegido por lei: 9610/98 de 19 de fevereiro de 1998.


Gostou do nosso especial sobre as regências dos orixás 2023? Compartilhe com seus amigos que amam saber as regências do ano assim como nós. Venha bater um papo conosco através de nossas redes sociais.


Gratidão por ter lido até aqui.

 

Artigos que você também pode gostar:


Venha conhecer a Loja Esotérica que mais cresce no Brasil com produtos de altíssima qualidade para diversas necessidades receba tudo em sua casa Aproveite para usar o cupom de desconto VIMDOBLOG e ganhe um desconto especial no total de sua compra.





bottom of page