Cromoterapia - A influência das cores na saúde

Atualizado: 25 de ago. de 2019

A cromoterapia é método de terapia através das cores ela possui a finalidade de equilibrar o corpo físico e sutil, e está relacionada com as sete cores do espectro solar, seu nome tem origem no grego "khrôma" que significa "cor" e é uma terapia complementar reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde em 1976 e ratificada pelo em 1983 pelo Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.


Lembre-se a cromoterapia é uma terapia complementar ao tratamento medico convencional e não substitui acompanhamento médico.


Vamos ao o que interessa as cores e seus efeitos sobre nossos chakras, campos sutis, nossas emoções e cura.


A cor vermelha na Cromoterapia


Ótima cor para recuperar as forças, seduzir, criar raízes, paixão pela vida, força para buscar as metas, enfrentar desafios, estimular, força de vontade e cria iniciativa.

Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Tem ação de combater a depressão.

Em excesso, pode causar irritação, agitação, nervosismo pode elevar a pressão arterial.


Na psicologia -  paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, "pare".

A cor Laranja na cromoterapia


A cor Laranja na cromoterapia - é uma ótima cor para ter vitalidade, afastar a tristeza, ter alegria, entusiasmo e eleva autoestima. Ligado ao por do sol, fogo, confiança, gentileza, cordialidade, aventura e despojamento.

Ela estimula o Chacra Sacro que é ligado ao que te dá prazer na vida, sexualidade, procriação e criatividade.

Se você anda desanimado, sem sentir prazer na vida, sem criatividade, frigidez e etc, você pode estar com o Chacra Sacro em desequilíbrio e a cor laranja pode ajudar e muito. O laranja é a mistura do vermelho com o amarelo proporcionando ao laranja um efeito libertador das estruturas físicas e energéticas, ativando tanto a vitalidade do corpo quanto o intelecto, favorecendo a elaboração de pensamentos inovadores e inusitados. O laranja Desperta a ousadia e a coragem para enfrentar os obstáculos, acentua o magnetismo pessoal e a capacidade de expressão dos seus pontos de vista. Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e a falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações. Na saúde fisiologicamente o laranja estimula a glândula suprarrenal a produzir adrenalina, age positivamente sobre o baço, favorecendo a liberação de energia para a corrente Sanguínea, ativa a circulação, energiza os pulmões, possui efeito antiespasmódico aliviando contrações súbitas dos músculos, indicado em casos de cãibras e também para baixa vitalidade e perda de vigor físico.

É também indicado para angústia, depressão e medo.

Nos quadros depressivos minimiza as tristezas afugentando pensamentos sombrios e obsessivos recomendado em casos de síndrome de pânico e de preocupações excessivas.


É desaconselhável seu uso para quem sofre de qualquer tipo de compulsão.


Na psicologia a cor laranja estimula força, euforia, alegria e confiança.

Amarelo na Cromoterapia

Na Cromoterapia o amarelo é a cor mais clara do espectro da luz promovendo maior luminosidade nos dando a sensação de claridade e dias ensolarados.

A cor Amarela de certa forma está ligado ao Chacra do Plexo Solar é através deste Chacra que analisamos o mundo em sua plenitude O amarelo ativa nossas faculdades mentais nos deixando mais alerta ao que se passa ao nosso redor favorecendo a clareza mental e raciocínio lógico.

A cor da alegria, do bom humor nos inspirando a viver de forma mais leve essa cor é indicada também em processos de mudanças de novos rumos na vida seja no trabalho e em relacionamentos.

O amarelo também está ligado a riqueza, a fartura, a prosperidade por conta da cor dourada que é uma nuance de amarelo.

O amarelo e o plano físico - pur