top of page
Cópia de Propaganda de Academia (1170 px × 100 px) (1200 px × 200 px) (1).png

Depressão - Informações e algumas dicas holísticas.

Atualizado: 30 de jan. de 2019

Essa semana falaremos bastante sobre este mal do século a depressão, gostaríamos de poder ajudar a quem precisa por isso decidimos fazer uma série de posts voltados para está finalidade.


Doenças psicossomáticas, psique=mente e soma=corpo portanto doenças relacionadas a mente e corpo, já dizia Buda somos o que pensamos e sentimos, e de fato isso é uma grande verdade.

E qual a qualidade de nossos pensamentos e emoções?

O dia a dia se tornou mais corrido, estamos a todo momento cheios de informações, é uma avalanche de notícias e coisas para assimilar a todo momento, começamos a viver de certa forma no automático as vezes realizamos tarefas que quando vimos já fizemos como por ex comer, beber água e diversas outras coisas interferindo também na saúde de nossos pensamentos e vida.


A depressão é uma doença considerada como o mau do século ou doença da alma de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão já afeta em algum grau cerca de 350 milhões de pessoas e no Brasil, 13 milhões sofrem do mal (dados de 2009). Sendo apontada como a quinta maior questão de saúde pública do planeta e Estima-se que até 2030 esteja em 1°lugar.


Qualquer pessoa pode ter depressão, não é considerada doença de rico, não é doença de fresco, não é mi-mi-mi... Para que se inicie um tratamento primeiro é necessário aceitar que existe o problema e ter consciência dele.

Se conhece alguém com este tipo de problema não o trate como frescura pois estamos falando sobre algo sério e que precisa de muito cuidado, amor e atenção.


A Depressão assim como o estresse, a ansiedade, insônia e até mesmo a sinusite são consideradas doenças psicossomáticas ( um campo da medicina psiquiátrica e neurológica onde se estuda as conexões de fatores sociais, comportamentais, psicológicos e a qualidade de vida dos seres humanos.) A depressão é considerada por estes profissionais o resultado da soma de vários sentimentos ruins e pensamentos tristes, que acumulamos ao longo da nossa vida.


É claro em alguns casos podem ser de fatores físicos como problemas já existes na tireoide, falta de vitaminas como por ex a Vitamina D, ou até mesmo o Cortisol hormônio do estresse em níveis muito elevados o ideal é sempre realizar aquele check-up e procurar um especialista para retirar a possibilidade de fatores físicos.


Por ser uma doença psicossomática ela afeta o nosso físico, emocional e mental ao mesmo tempo, somos uma unidade de campos sutis que integram-se e se estamos tristes todo o nosso corpo se encontra neste estado inclusive nossos corpos sutis e chakras será afetados por esse sentimento/pensamento tendo o reflexo no corpo físico quando estamos desconectados com nosso "eu" mais íntimo estamos propensos a termos alguns desequilíbrios inclusive a depressão.


Algumas dicas para quem sofre de Depressão!


Para uma melhora significativa é necessário mudanças nos hábitos, adotar uma vida mais saudável caminhar ao sol, realizar atividades que sinta prazer, andar descalço na grama, mergulhar no mar, ter pensamentos positivos, sentir gratidão, melhorar a alimentação e cuidar do espiritual também isso é muito importante pois se estamos com nossas vibrações baixas essas mesmas vibrações que retornaram a nós com mais facilidade...

Como existe a possibilidade de um desenquibrio nos campos sutis é necessário cuidar dos chakras e equilibra-los até mesmo para obter pensamentos mais construtivos e positivos nestes casos os banhos com ervas podem ajudar, assim como os cristais, a Cromoterapia, a aromaterapia, o Reiki... Essas e outras terapias ajudam no equilíbrio energético dos campos sutis.

Em nosso site tem algumas técnicas também para ativar e equilibrar os Chakras dicas simples que podem fazer diferença.


A meditação e a Depressão


A meditação também é uma alternativa comprovada, por exemplo, pessoas que meditam regularmente têm estruturas cerebrais maiores – o hipocampo (relacionado à memória), o córtex órbito-frontal (raciocínio) e o tálamo (emoções). Os estados meditativos ativam a região do córtex pré-frontal e o cíngulo anterior, áreas ligadas à atenção.

Na base de todos esses processos está a diminuição do estresse que, por sua vez, vincula-se à redução da tensão e, consequentemente, à diminuição do cortisol, que em excesso torna-se um hormônio bastante danoso ao organismo.

A meditação tem efeitos benéficos sobre todo o nosso corpo e também sobre nossa mente. Quem medita se sente mais bem preparado para questões da vida se conectando com o EU interior e se conhecendo melhor também.


Não deixe de lado seu quadro psicossomático cuide de você, da sua alma e vida para se tornar um ser mais pleno!


Quer saber mais sobre os chakras algumas técnicas de equilíbrio do Chakra base, chakra Umbilical, chakra Plexo Solar, Chakra Cardiaco, Chacra Laríngeo, Chacra Frontal temos textos com algumas técnicas de equilíbrio destes chakras.


 

Já conhece nossa loja Virtual? Clique aqui para conhecer!


bottom of page