top of page
Cópia de Propaganda de Academia (1170 px × 100 px) (1200 px × 200 px) (1).png

Lua Minguante X Ano Novo: Devo fazer rituais sim ou não?

Atualizado: 22 de jun. de 2023

Algumas pessoas nos procuraram sobre a virada do ano ser durante a lua minguante e se devem ou não fazer rituais de ano novo. Algumas postagens por ai fizeram disso um evento incomum, promovendo pânico nas pessoas, sendo que não é nada disso. Vamos aprender um pouco sobre lunação e o calendário romano.

Fundo cinza, taças de champanhe, brilhos dourados, relógio antigo e reveillon
Rituais de ano novo na lua minguante: devo fazer sim ou não?

Rituais de ano novo e lua minguante

Primeiro gostaria de enfatizar quantos anos novos já tiveram com a lua minguante? Vários não se preocupem vai ser só mais uma virada de ano profano com um egrégora poderosa não podemos levar tudo a ferro e fogo.

A Lua minguante – é quando temos uma quadratura entre lua e sol, seja na virada do ano ou em qualquer outro período do ano esta lua tem uma energia de minguar, retirar, livrar-se do indesejado. Sabendo disso sempre que a lua estiver minguante o ideal não é realizar nenhum ritual para prosperidade, abertura de caminhos e etc.

Na virada do ano muitas pessoas se dirigem as praias, realizam diversos rituais, entregam oferendas e etc. Sendo o evento mais comemorado do ano, a verdade é que esse período movimenta uma egrégora (positiva) muito forte pois a concentração de pessoas vibrando em prol de um bem maior, sempre é benéfico.

degradê azul e roxo, circulos com produtos esotericos: ervas para banho, cristais laranja, incensos coloridos, velas coloridas
Clique na imagem e visite nosso site

Agora queremos desmistificar algumas coisas com relação a virada do ano, essa é a parte interessante da conversa. Aqui trazemos fatos históricos que muito provavelmente vimos na escola, e não nos lembramos mais 😅.

No ano 45 a.C, o Dia de Ano Novo foi comemorado em 1º. de janeiro pela primeira vez na história com a entrada em vigor do calendário juliano (sim, Juliano). Até essa data, o calendário era baseado na lua e não no sol. O ano tinha apenas 10 meses. O que justifica a nomenclatura dos meses como outubro vinculado ao 8, novembro ao 9, e dezembro á 10.

Júlio César decidiu que o calendário tradicional romano estava precisando urgentemente de uma reforma, introduzido em torno do século VII a.C. Para esta realização César contou com a ajuda de Sosígenes, astrônomo de Alexandria, que o aconselhou a deixar o ciclo lunar e seguir o ano solar, assim como os egípcios. Desta forma, o ano foi calculado com 365 e 1/4 dias, fazendo 45 a.C começar em 1 de janeiro, em vez de março.

Porem só em 1570, o Papa Gregório XIII encomendou ao astrônomo jesuíta Christopher Clavius um novo calendário. Apenas em 1582, o calendário gregoriano foi implementado de fato e utilizado até os dias de hoje. Sendo assim o ano novo e natal não condizem com o nascimento do cristo, nem a virada de ano real que seria no dia que se inicia o signo de Áries (20 de Março) ou seja, comemoramos o ano novo profano.

Pela a astrologia o verdadeiro ano novo é comemorado quando o sol entra no ponto vernal, representa o equinócio de outono para nós do hemisfério sul. Dia do ano em que dia e noite têm igual duração, sendo comemorados por povos antigos importantes celebrações. O equinócio de outono para nós acontecendo no período de 20 a 22 de março de todo ano e é quando o Sol entra no signo de Áries, primeiro signo do zodíaco, que possui o arquétipo de início e renovação.



folha verde escuro molhada com colar prateado com simbolo do reiki cho ku rei
Compre aqui colares com simbolo do reiki: cho ku rei

Egrégora dos rituais de ano novo

Sendo assim para fins mágicos e astrológicos o ano novo em dezembro é profano. Mas a nível cultural é uma data rica de renovação e formação de uma egrégora positiva em torno da esperança e bons fluidos emanados. Sobre a lua minguante, é só proceder como todas as luas minguante do ano: como procedimento de limpeza, e expurgo de situações e energias que devem ser eliminadas. Como todo final de ano é tempo de balanço e revisão, caso você queira se concentrar nessa vertente, busque rituais que limpem e eliminem o que não foi bom ao longo do ano. Corte de vícios, de sentimentos ruins e etc.



No mais, curtam suas festividades a vontade como qualquer outro ano. É tempo de reunir as pessoas que amamos, e celebrar a vida. Não apenas a mudança de um digito no calendário.



Se gostou desse conteúdo, envie para seus amigos. Se tiver alguma dúvida, mande mensagem inbox para sanar todas elas.


Gratidão por ter lido até aqui.


Textos que também pode gostar:

 

Já conhece nossa Loja virtual?




bottom of page