top of page
Cópia de Propaganda de Academia (1170 px × 100 px) (1200 px × 200 px) (1).png

Tudo que você precisa saber sobre cristais tóxicos

Atualizado: 1 de jun. de 2023

Vocês sabem que aqui na Esoteriando tudo que fazemos é para que cada um de vocês sempre obtenham o melhor em cada fase de sua vida. Há 4 anos estamos oferecendo sempre o melhor para garantir bem estar a cada um que admira e acompanha nosso trabalho.

Em 2019, fizemos um post para o instagram bem resumido sobre toxidade de cristais e quais não são ideais para fazer elixires e uso interno.


Hoje trouxemos aqui um especial sobre tudo que você precisa saber sobre cristais tóxicos e como usá-los com segurança.


Porque alguns cristais são tóxicos?


Cristais são lindos pedacinhos que Gaia - a mãe terra nos oferece como presente. Cada cristal possui suas particularidades físicas e energéticas para que possamos entrar em sintonia e posteriormente mudar nosso padrão vibracional.


Dentre as suas nuances e características, estão a composição. Cada cristal possui elementos químicos, formados naturalmente pela natureza e que são responsáveis pela coloração e formato. Assim como por suas caracteristicas energéticas que em contato com nosso corpo, promovem bem estar, alegria, proteção e etc.


Porém alguns elementos químicos não são adequados para uso direto - como para uso interno como elixeres, garrafas com pontas de cristais, massageadores e Yoni eggs.


Alguns cristais podem ser usados e manuseados tranquilamente, apesar de possuírem componentes tóxicos que só são liberados em contato com água e suor.


Um intoxicação por metais pesados pode ser prejudicial á saúde e a longo prazo, promover doenças graves como câncer, lesões na pele e infecções.


É preciso atenção e muito cuidado no manuseio dos cristais, já que com a boa intenção de se curar e buscar bem estar podemos nos prejudicar.

Elixires indiretos fazem mal á saude?


Elixeres indiretos podem ser feitos com com qualquer tipo de cristal independente de serem tóxicos ou não, pois não estarão em contato direto com a água. Inclusive podemos se usar mais de um tipo de cristal para fazer banhos e sprays poderosos.


Mesmo de forma indireta, não costumo fazer a ingestão de elixires de cristais classificados como tóxicos, procuro direcionar meus tratamentos energéticos de forma externa, como por exemplo através de banhos, escalda pés e sprays cristalinos.


Lista de cristais que podem oferecer toxidade leve


São cristais que só vão oferecer algum tipo de risco á saúde se usados de forma interna, como consumindo água energizada e fazendo uso interno como com yoni eggs, massageadores.


Cristais com alumínio


Amazonita, Galena, Malaquita, Granada, Azurita, Boji, Zirconio, Pirita, Pedra da lua, Pedra do Sol, Olho de tigre, Lápis lazuli, Obsidiana (existe muita controvérsia por conta de sua formação), Enxofre, turmalinas no geral, dumortierita, Epídoto, Feldspato, Iolita, Jaspe Dálmata, Kunzita, cianitas no geral, moldavita e etc.



Toxidade por outros componentes


  • Azurita (alta concentração de cobre - não indicado para elixires)

  • Boji (enxofre e ferro na composição)

  • Galena (alta concentração de chumbo)

  • Hematita (oxida com facilidade se tornando toxica no contato com a água)

  • Lápis Lazuli (contem enxofre e pirita em sua composição, toxica para elixires)

  • Magnetita (oxida com facilidade se tornando toxica no contato com a água)

  • Serpentinita (toxicidade por amianto)

  • Olho de tigre (toxicidade por amianto)

  • Unakita (toxicidade de alumínio e zircônia)

  • Zircônio (toxicidade por zircônia)

  • Aragonita - contém carbonato de cálcio que reage com outros minerais. Se aquecido, liberta químicos tóxicos que irritam os olhos e a mucosa. Não deve ser utilizada em soluções tópicas juntamente com outros cristais nem com água aquecida e os elixires devem ser preparados através do método indirecto.

  • Azurita - contém cobre. Não deve ser utilizada em soluções tópicas e os elixires devem ser preparados através do método indirecto.

  • Calcopirita - contém cobre, enxofre e pirita. Não deve ser utilizada em soluções tópicas e os elixires devem ser preparados através do método indirecto.

  • Madrepérola - pode conter traços orgânicos como bactérias e elementos poluentes presentes nas águas. Não deve ser utilizada em soluções tópicas e os elixires devem ser preparados através do método indirecto.

  • Pirita - contém enxofre. Não deve ser utilizada nem em soluções tópicas nem bebíveis (incluindo o método indirecto), pingentes e acessórios com pirita não devem ser colocados sob a pele, podendo usar colares apenas por cima da roupa e não em dias muito quentes.


Observações importantes

O uso desses cristais citados acima não possui nenhum tipo de restrição de uso externo. Mas o que seria uso externo? É o uso que você já faz no dia-a-dia, como usando acessórios, fazendo meditação em contato direto com os cristais, terapias com uso de cristais, decoração com cristais...


Outro ponto importante é a limpeza energética desse tipo de cristal, já que em sua grande maioria não deve ser feito através da água. Clique neste link e saiba mais sobre limpeza energética de cristais de forma segura.


Um adendo especial sobre a Galena

É um cristal belíssimo, que ficaria lindo em bijuterias e semi joias, mas como sua composição contém chumbo não é recomendada para uso contínuo.

Portanto caso você tenha ou adquira uma galena procure usa-la para meditação próximo a você, ou no ambiente. Depois de manuseá-la procure sempre lavar as mãos para evitar o contato com olhos e mucosas.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cristais assim como você. Deposite amor em nossas redes sociais e deixe um comentário sobre nosso trabalho aqui no blog, assim você nos motiva a continuar.



Gratidão por ter lido até aqui


Você também pode gostar:

 

Venha conhecer a Loja Esotérica que mais cresce no Brasil com produtos de altíssima qualidade para diversas necessidades receba tudo em sua casa Aproveite para usar o cupom de desconto VIMDOBLOG e ganhe um desconto especial no total de sua compra.







bottom of page