top of page
Cópia de Propaganda de Academia (1170 px × 100 px) (1200 px × 200 px) (1).png

Orixás regentes de 2024: Exu e Obaluaê

2024 está chegando e as previsões para o próximo ano estão bombando aqui na Esoteriando. 2024 será regido pelo planeta Saturno que nos pede disciplina, paciência e estruturação. Mas quais orixás serão os regentes de 2024 que podem nos auxiliar com as fluências e os desafios que 2024 promete?

Imagens dos orixás Exu e obaluaê em resina, fundo de tijolinho branco
Tudo que você precisa saber sobre os orixás regentes de 2024 você encontra aqui na Esoteriando

Antes de tudo peço mantenha a mente aberta sobre a regência dos orixás regentes de 2024 já que cada casa pode ter uma regência diferente e aqui estamos fazendo uma analogia com as regências correspondentes á 2024, como as cartas do tarot, numerologia e astrologia para trazer uma síntese de entendimento também através do símbolo dos orixás.


Orixás regentes de 2024 - Exu e Obaluaiê: Dupla Regência

Assim como em 2023, no próximo ano teremos dois orixás regentes mesclando sua energia para nos ensinar os caminhos da vida e da evolução espiritual: Exu e Obaluaê. Ambos são orixás quentes, masculinos, com força potente e transformadora. Sendo assim temos um breve spoiler do ano de 2024: quente e cheio de transformações profundas.


Orixás regentes de 2024 - Exu e Obaluaiê: O término e o recomeço

O baile das energias de 2024 entre Exu e Obaluaê começa desde os primeiros dias do ano.

2024 não será um ano fácil. Exu e Obaluaiê serão os orixás arquétipos que podem nos dar algumas dicas poderosas de como levar 2024 da melhor forma possível. Para começar 2024 será um ano mais lento, com poucas definições, onde passamos mais tempo buscando os resultados do que desfrutando de fato deles. O ponto mais marcante da nossa jornada para o próximo ano é a compreensão de que tudo têm o seu tempo para acontecer (ou para percepção de que devemos mudar de rumo). 2024 pede maturidade, paciência, seriedade, responsabilidade, devoção, compreensão e MUITA perseverança.

Obaluaiê como um dos regentes de 2024 nos pede para trabalharmos energia de aceitação, por mais dificil que seja. A morte também é um dos temas centrais do ano, e não estou falando de morte física/desencarne e sim da concepção de findar processos em nossa vida.


É preciso maturidade, aceitação e compromisso para deixar morrer coisas que fazem mal á nossa evolução, mas que são enraizadas e fazem parte do jogo evolutivo, como: inveja, ganância, preguiça, medo, escassez, pena, gula e etc.


O que você sente que deveria acabar de uma vez por todas em sua vida - e que faria muito bem á você?


Cada um sabe onde o calo aperta e quais são os seus pecados capitais favoritos. Existe o medo da mudança, a inércia e o apego aos nossos problemas de estimação. Assim preferimos continuar no "conforto" dos problemas corriqueiros reclamando e murmurando do que buscar sanar o problema de uma vez por todas.


Imagine uma questão de saúde que só você pode sanar com melhora nos hábitos e na alimentação: apenas você pode promover estas mudanças. É assim que obaluaê chama nossa atenção para a auto responsabilidade. Tudo que acontece em nossa vida só ocorre por nosso intermédio e através da nossa permissão seja ele consciente ou não.


Seja presente, consciente do que está fazendo nesta terra e com a sua própria vida e 2024 já têm 50% de chance de ser um ano muito revelador e transformador.


A dança energética de Obaluaê e Exu é a catarse e o recomeço. O fim e começo. O mundo de possibilidades que se abre depois de alguns finais. Por mais assustador que seja, esse renascimento pode trazer reflexão e grande beleza sobre a força e a potência da vida.


Desconforto e inconstância:

As mudanças propostas pelos dois Orixás regentes de 2024 geram inquietação e desconforto. Este é um ano de transição, de mudanças profundas, de recomeço. Antes da casa ficar arrumada a bagunça é uma certeza: é desapego de roupa, reciclagem do que ainda pode ser aproveitado e lixo para outras coisas. As vezes até uma reforma é bem vinda. Obaluaiê vem fazer a remoção, a limpeza dos nossos processos, trazendo a letargia, a inquietação, a exigência da vida perante essa fase de pura mudança e catarse, para posteriormente com tudo removido, limpo, assepsiado Exu - com seu principio do vazio absoluto possa oferecer o campo de todas as possibilidades, afinal de contas um copo cheio não pode receber mais nada. Tudo é ciclico e 2024 é uma página nova, uma renovação de ciclos.



Depois de alcançar o vazio e a ressaca que vêm depois de grandes esforços, vamos (assim espero) fazer escolhas melhores. Quanto mais aberto as possibilidades, por mais excentricas que sejam mais sucesso você poderá ter no próximo ano. Deus escreve por linhas tortas: aceite essa premissa e tenha mais sorte, sucesso e sabedoria em 2024. Sem Exu nada se faz, e todas as nossas intenções - por mais que ele já conheça devem ser comunicadas á ele. Converse com Obaluaê pedindo que corte, encerre ciclos que sozinho não conseguimos e peça a Exu que lhe mostre todas as possibilidades. O que fazer com a vida depois dessas limpezas e remoções? Peça caminho á Exu e ele vai lhe dar um leque de possibilidades para trilhar. E se você não tem muita intimidade com Exu ainda, sugiro a leitura do livro Exu não é o diabo de Alexandre Cumino que explica brilhantemente a construção do arquétipo do diabo vinculado á Exu e como desmistificar esse orixá de puro poder.



2024 para o Brasil

Em 2024 o Brasil passa por um processo de descarregamento cármico muito forte. Não é de hoje que precisamos melhorar nossa postura e agora as energias do ano de 2024 nos conduzindo através do arquétipo dos orixás podemos ver claramente onde erramos, onde devemos melhorar e quais serão os amargos remédios para cura do planeta e da nossa alma.


Onde nos perdemos como sociedade? Como deixamos de ser o povo internacionalmente acolhedor e simpático que fomos? Como nos tornamos tão céticos perante a vida? Como viramos a pátria de pessoas que desacreditam na ciência e que damos mais valor ao influencers ou "figuras públicas" do que aos médicos/professores e cientistas?

O Brasil carece de uma grande mudança de paradigma sobre a nossa terra e de amadurecimento como nação. Vemos a olhos nus o quanto o meio ambiente deve ser o nosso tema central em 2024. Na verdade deveria ter sido muito antes e no ano de 2024 a conta começa a chegar.


Orixás regentes de 2024: Obaluaê e Exu - acervo pessoal @fahpanzarini
Orixás regentes de 2024: Obaluaê e Exu - acervo pessoal @fahpanzarini

Em especial quero enfatizar o calor como fonte de muitas dificuldades para o ano de 2024. Ambos orixás são de energia quente, sendo obaluaiê o próprio senhor da quentura. As temperaturas estarão nas alturas, gerando problemas respiratórios, escassez de alguns alimentos -seja pela seca ou pela quantidade de água absurda gerada pela mudança atmosférica causada pelo desequilibrio climático. Sendo um dos principais alimentos á sofrerem com as mudanças climáticas o Arroz. Comida vinculada á obaluaiê, o alimento chave do brasileiro. O café também pode ser afetado pelas mesmas razões. Provavelmente teremos que importar arroz e café devido ao clima. A elevação de preço dos alimentos causada pelas intempéries climáticas serão pontos de atenção constantes ao longo do ano, astrologicamente remetendo ao final do ciclo de urano em touro.


Assim como em 2023, o próximo ano pede atenção redobrada aos idosos e questões de previdência. Podendo surgir novas regras para aposentadoria e até mesmo atrasos nos fundos previdenciários.


Outro ponto de atenção para 2024 são as doenças da mente como depressão, ansiedade e afins. Precisamos voltar aos 2 principios de obaluaê e exu para buscar saúde mental: expurgar o que nos adoece mentalmente e no vazio de exu fazer escolhas melhores para ter mais qualidade de vida. Vemos claramente que do jeito que estamos conduzindo nossas vidas não está dando certo. E quando digo isso me coloco dentro do jogo evolutivo. O fato de enxergar não deixa o processo mais fácil. Agora temos uma escolha em nossas mãos e o momento é de limpeza e reflexão.


O Brasil passará por um ano de muitos altos e baixos economicamente. O país precisa de auxílio, e teremos investimento estrangeiro afim de captar o que de melhor podemos oferecer como nação: recursos naturais e mão de obra. Não é momento de fazer grandes investimentos pessoais, inclusive poupar o quanto puder para momentos de aperto. O mundo passa por um ponto de virada, cabe a nós decidir se vamos nos elevar - consertando os erros coletivos ou nos aprofundar em crises repetindo os erros do passado.

Em 2024 temos as eleições municipais em todo o país e por mais corriqueiro que pareça, a sintese do ano de exu e obaluaê continua vigente e super ativa para este tema também. Veja só: os vereadores do seu bairro São bons para comunidade? E o prefeito é um bom governante para sua cidade? Se a resposta for sim, ótimo. Agora se respondeu não à estas questões, não é hora de findar os mandatos que não estão funcionando e trocar por reprsentantes que se alinhem com que desejamos como cidadãos? Religião e política caminham lado a lado. Não seja negligente e faça escolhas melhores. Murmurar não muda nada, aliás até piora o cenário.


Palavras chaves que podem mudar a sua vida


Responsabilidade é a palavra de ouro do ano. Nunca houve um tempo em que ser responsável por si e pelo meio em que vive fizesse tanto sentido. Todo nosso conceito de prosperidade, progresso e sucesso só fará sentido - ou poderá acontecer se nosso entorno estiver equilibrado. Daqui por diante, com Exu deixando as claras o quanto somos negligentes com nossas responsabilidades e Obaluaê cobrando a responsabilidade, o esforço, o empenho, e a transmutação de comportamentos nocivos cada passo que dermos pautados no momento presente, conscientes de nossas ações, tomando pra si nossas responsabilidades como cidadãos, como filhos, como profissionais, como irmãos, vizinhos, amigos e todas as qualidades pertinentes de vivermos em sociedade, só assim podemos ter consciência do mundo em que vivemos e que cada pequena ação por menor que seja, possa ser um agente de mudança efetiva no mundo caótico que vivemos. Estar desperto num mundo de zumbis pode ser desafiador, mas até quando podemos viver "dormindo" e deixando a vida nos levar? Sem auto responsabilidade não há progresso.



Tendências do ano de 2024 por setores da nossa vida

Amor em 2024


O amor em 2024 será pautado na busca e na consolidação de amores mais sólidos. Perceberemos que alguns casais irão se formar através de amizades que se apoiaram em momentos de dificuldades e descobriram que dali nasceu o amor verdadeiro. As pessoas que se unirem em 2024 serão casais que se veêm envelhecendo com seus parceiros, são pessoas que sabem que podem contar um com o outro. Os pares que mais vão combinar são aqueles que possuem sonhos e objetivos semelhantes. Os desejos serão importantíssimos em 2024, mas mais do que o desejo carnal será o desejo de ter alguém para vida toda. Sortudos os que encontrarem um amor que reuna desejo, boa comunicação e foco na vida em comum. Mas já adianto o outro lado da moeda: teremos MUITOS solteiros por opção. Solitude não é solidão. E muitas pessoas podem preferir passar por 2024 em sua própria companhia, curtindo seu momento de autoconhecimento e encontrando prazer em se curtir.



Saúde em 2024


O ano de 2024 trás uma premissa muito bonita sobre cura, já que obaluaê é o agente que carrega as doenças do mundo e transmuta-as. Pense que neste próximo ano temos uma oportunidade de cura única, findando as doenças físicas, emocionais e espirituais através da energia de Obaluaê. Antes da doença física existe toda a psicossomática por trás dela, é nisso que devemos focar: a cura emocional das doenças em conjunto com a medicina tradicional. Dizem que as pessoas que se curam das doenças mais graves antes de tudo curaram seu coração e sua mente perante a vida. Se conseguirmos fazer esse detox de dentro da nossa alma para fora, podemos alcançar curas inimagináveis! Exu com toda sua virilidade trás todo o axé necessário para nos recuperarmos, assim como a certeza sem vacilar de que saíremos vitoriosos de qualquer enfermidade.


Os pontos de atenção do nosso corpo para 2024 são fígado e doenças da mente, como depressão e ansiedade - andam junto com doenças espirituais. A medicina tradicional deve andar de mãos dadas com as curas espirituais para termos mais qualidade de vida, equilibrio, força física, emocional e espiritual.


Trabalho e finanças em 2024


O ano de 2024 pode ser um ano de colheitas mais magrinhas, mas de muita solidez. Nem sempre quem chega mais longe é o mais rápido e sim o mais focado e perseverante. Este pode ser o ano que premia os mais focados, os que trabalharam duro nos últimos 7 anos (devido ao ciclo de saturno), e que resistiram as mudanças do mundo pandemico. Os empregos formais ainda tem o seu valor e profissões mais tradicionais serão as mais beneficiadas. Construção cívil, área da saúde no geral, engenharias no geral e o setor agrícola serão a bola da vez. 2024 não será um ano de grandes saltos. Devemos conter gastos, ter aumento de preços devido a mudanças climáticas principalmente se tratando de alimentos e gastos com questões de saúde. Aliás, deveríamos investir um pouco da nossa renda com prevenção de enfermidades em vez de só tratar o problema já formado.

Investimento em imóveis e bens de alto valor devem ser feitos com grande cautela.



2024 será melhor do que 2023?

Esta é uma pergunta muito relativa. Quem faz o nosso ano acontecer somos nós e as nossas ações serão as geradoras do progresso ou estagnação pessoal no próximo ano. Sei que tudo que foi dito acima são tendências, mas quem determina todas as mudanças e transformações são as nossas atitudes. Que Obaluaê e Exu possam abençoar seu ano com todo axé. Espero que seu ano seja abençoado e te espero te encontrar aqui ao longo de todo o ano com previsões, astrologia e muito magia.


Gratidão por ter lido até aqui.


Compartilhe com seus amigos e deixe seus comentários inbox. Texto Criado por Michelle Cristina Silva para Esoteriando, registrado - Proibida reprodução de texto e imagem sem prévia autorização dos autores. Protegido por lei: 9610/98 de 19 de fevereiro de 1998.


Gratidão por ter lido até aqui ❤


 

Venha conhecer a Loja Esotérica que mais cresce no Brasil com produtos de altíssima qualidade para diversas necessidades receba tudo em sua casa Aproveite para usar o cupom de desconto VIMDOBLOG e ganhe um desconto especial no total de sua compra.



Comments


bottom of page