top of page
Cópia de Propaganda de Academia (1170 px × 100 px) (1200 px × 200 px) (1).png

Tarot - Regência do Arcano 12 o pendurado para 2019

Atualizado: 27 de dez. de 2018


Logo de cara quero desmitificar o nome desse arcano tão poderoso: ele é o pendurado, e não o enforcado como muitos dizem por ai. Convido vocês á olharem detalhadamente a imagem do arcano 12.
Arcano 12 O pendurado - Oswald Wirth

Logo de cara quero desmitificar o nome desse arcano tão poderoso: ele é o pendurado, e não o enforcado como muitos dizem por ai. Convido vocês á olharem detalhadamente a imagem do arcano 12. Ele nunca está enforcado e sim, pendurado pelo pé, sempre com uma feição muito serena. Será que essa carta é tão negativa quanto dizem? Quer aprender? Continue a leitura.

A carta do pendurado nos convida á mudança, a virar a vida de ponta a cabeça para que possamos vê-la de uma forma diferente. As vezes na forma de convite, em outras por forma de queda. O ditado de cair e aprender a se reerguer.

O ano de 2019 não será fácil, pois a carta do pendurado fala de mudanças profundas, paciência e uso da sabedoria. Assim como sua representação simbólica, você só ficará estático, imóvel, e 'pendurado' se não usar de inteligência. Pois se você observar, as mãos dele nunca estão presas.

Um dos principais conselhos do arcano é: tenha paciência, inteligência e nada de agir de forma desesperada e emocional.

A corda que o prende, que o bloqueia é você mesmo que amarrou e continua apertando? Quando você vai mudar de postura e se levantar?

Aqui podemos falar dos apegos desnecessários que só nos deixam pesados, e faz com que não alcancemos novos vôos e desperdice oportunidades.

No amor, o pendurado fala de estagnação, rotina, monotonia. É o que você e seu parceiro gostam/buscam? Acredito que não. Então mude o foco, olhe com outros olhos para seu relacionamento e tire ele da estagnação com sabedoria, inteligência e claro, muito amor.

No trabalho, o pendurado fala para também vermos as situações por outro ponto de vista: no que posso melhorar? Estou estagnado? É isso que quero fazer? Posso executar meu trabalho de uma maneira melhor, mais produtiva?

Não é tempo de apontar o dedo (APENAS) para o patrão, para o gestor e sim, analisar nosso próprio comportamento. Ele tem feito você crescer, ganhar mais, ter mais lucros? Esse é o questionamento que o pendurado nos convida á fazer.

Na vida financeira, a imagem do pendurado sempre é associada à perda de dinheiro, devido á uma de suas representações gráficas (tarot de Oswald Wirth), onde ele carrega 2 saquinhos de moedas e ambos estão sendo esvaziados devido a posição.

Mas não é só essa a representação financeira do enforcado: essas moedas podem representar sementes. Assim como o dinheiro pode escorrer pelo ralo, também pode ser investido e multiplicado. Com o pendurado, podemos não ter clareza do quanto gastamos e por fim nos arrepender posteriormente, esse é o conselho do pendurado para a área financeira: cautela e clareza ao investir seu dinheiro em 2019. Se puder, poupe.

Na saúde o pendurado nos convida a sair do marasmo, e nos mexer. Faz quanto tempo que você não faz um check-up? Vai ao dentista? Ou que fez uma atividade física? O pendurado vai nos chamar para mudarmos nosso ponto de vista seja através do amor ou pela dor. Cuide do seu corpo com carinho.

Para a vida espiritual, o pendurado mais uma vez nos convida a abrir os olhos para outros jeitos de encarar essa questão. Ele pode fazer você ter contato com outros tipos de culturas, religiões e pessoas que podem fazer você rejeitar logo de cara (não aconselho) ou... tentar entender o que faz as pessoas seguirem aquela determinado tipo de crença. Caso rejeite, a vida vai trazer mais do mesmo, até que você abra os olhos para pluralidade religiosa que existe ao nosso redor.


Com essas dicas e todas as outras que você pode acompanhar aqui na @esoteriando, teremos um ano rico em experiências e evolução.


Gratidão por ter lido até aqui.






bottom of page