Os 4 Elementos e os rituais

Atualizado: 22 de mai. de 2021


Todo ritual, ou magia envolvem a utilização de elementos da natureza, e quando se entende o que cada um representa fica mais fácil sua utilização e a criação de seus próprios rituais, sem precisar de receitinhas prontas.

Na verdade o intuito da Esoteriando sempre foi ensinar como fazer e não passar receitas prontas e se apegar a elas, somos muito mais que isso e podemos fazer maravilhas para nossas vidas. 

Quando se entende melhor sobre os elementos da natureza é possível realizar uma verdadeira alquimia,de transformação em diversos assuntos...


Antes de falar sobre os elementos gostaria de deixar algumas informações complementares tudo ao nosso redor é energia e nada está parado, mesmo quando estamos parados a um mundo dentro de nós e fora de nós que está em constante vibração. 

A Natureza está em nós assim como nós estamos e fazemos parte da Natureza portanto possuímos todos os elementos em nós e cada um deles vibram sua energia tanto fisicamente, como psicologicamente e espiritualmente um dos motivos que se você entender a força que possui e o que vibra em você não precisará dos elementos pois você já é a junção de todos juntos. 

Mas ainda precisamos nos apegar a coisas físicas para acreditar em algo maior (crenças que estão enraizadas no ser humano ainda) portanto falaremos um pouco sobre cada um deles. 

Cada elemento possui uma função distinta e traz consigo sua energia própria.


O Fogo ilumina, aquece e transforma a matéria, além de simbolizar coragem, força e proteção... 

O Ar alimenta todas as formas de vida, ligado ao mental, pensamentos e ideias... 

A Terra dá estrutura, consistência, firmeza, segurança, ligado a matéria física... 

A Água dilui e ao mesmo tempo unifica, tendo também um poder transformador além de estar totalmente ligado ao emocional... 


 

Fogo - Energia Masculina Yang / direção: Sul / Estação: verão / Cor: Vermelho / simbolizado pelas: Velas. ( peça suas velas em nossa loja virtual )


O fogo é o elemento da mudança, vontade e paixão. É o mais primal e por isso é muito usado na magia. É o reino da sexualidade e da paixão. Não é só o "fogo sagrado" do sexo, mas também a faísca da divindade que brilha dentro de nós e em todas as coisas vivas. 

É um dos mais físicos e espirituais dos elementos.

Rituais de fogo geralmente envolvem energia, autoridade, sexo, cura, destruição (de hábitos negativos, doenças), purificação, evolução, e muito mais. 

Sua mágica é muitas vezes praticada perto da lareira, ou ao lado de fogueiras acesas em clareiras, ou ao lado da chama de uma única vela.

O fogo é masculino. Ele governa o Sul, o lugar de maior calor, a cor vermelha e a temporada de verão. Toda a magia da vela vem em virtude dos poderes do Fogo.

Ar - Energia Masculina Yang / direção: Leste / Estação: Primavera / Cor: Amarelo / Simbolizado pelos incensos. (peça seus incensos em nossa loja virtual)

É o elemento do intelecto, o reino do pensamento, da mudança. É também o 

movimento, a força que envia a visualização na direção da manifestação.