Orixá regente de 2022: Oxumaré


Orixá Regente de 2022

Existem várias vertentes quando se trata do orixá regente do ano, inclusive algumas casas não cultuam Oxumaré e portanto desde já convido á todos que lerem este texto a conhecer mais sobre a rica história deste orixá - que de acordo com os nossos estudos irá reger o ano de 2022 e têm tudo a ver com o momento atual.


Oxumaré é um orixá híbrido que tem o poder de habitar entre o céu e a terra. Não é a toa que ele sempre é representado junto á um arco-íris: fazendo este elo de ligação entre o sagrado e o divino.


O simbolismo do arco-íris relacionado ao orixá é ainda mais rico: antes do arco-íris vêm a tempestade. E podemos dizer que 2022 é o primeiro ano de reconstrução da nossa vida pós pandemia, pós isolamento.

Não poderia ter um orixá mais adequado para o ano, já que Oxumaré é a energia que abre os caminhos de luz, prosperidade e fartura para todos que atravessaram a tempestade de 2020 e 2021. A energia deste orixá é equilibradora e representa uma mudança de ciclo. E isso é tudo o que esperamos daqui pra frente: sair da escassez, do ciclo pandêmico, e renovar nossa caminhada com fé em dias melhores.


Oxumaré é o orixá que nos auxilia a fazer melhores escolhas, e podemos recorrer a sua força e energia durante todo o ano astrológico de 2022 (março/2022 á março/2023) para que possamos tomar decisões em sintonia com nossa mente e coração em harmonia.


Orixá híbrido - força de adaptação


Uma das qualidades fortes de Oxumaré que devemos aprender é a adaptação. 2022 será um ano dinâmico, rápido e precisaremos de muita criatividade, rapidez e adaptação para aproveitarmos melhor cada oportunidade que o ano pode nos apresentar. Oxumaré é muitas vezes representado por uma serpente que é símbolo de agilidade, esperteza, renascimento, e maleabilidade.


Orixá da abundância e prosperidade


Oxumaré é um orixá altamente ligado a riquezas e prosperidade e esta é a recompensa dos que se alinham a sua energia. Quando se entende a sabedoria dos ciclos, se compreende que tudo são fases, nada é para sempre (nem as coisas boas, nem as ruins) e que precisamos sempre nos adaptar Oxumaré nos mostra o caminho do ouro sagrado, daquilo que buscamos no mundo da matéria.


E aí que mora a riqueza dos ensinamentos de Oxumaré: mais uma vez a palavra chave é adaptação. Já que em sua mitologia, ele foi um dos filhos de nanã e oxalá, que mesmo nascido com dificuldade de locomoção pode viver em plenitude e alcançar posições que jamais imaginaram graças ao seu poder de adaptação e uma mente brilhante.


Ele nos ensinou que Podemos alcançar a riqueza do mundo da matéria através de infinitos caminhos, desde que nossa mente e corpo trabalhem em harmonia em prol do bem.


Quando Oxumaré rege um ano astrológico,