Mercúrio retrogrado e júpiter em Áries: construa o futuro agora


Mandala zodiacal, mercúrio retrogrado, ciclo de 12 anos
Saiba tudo sobre seu signo aqui na Esoteriando

Quero começar este artigo já dando um spoiler: este mercúrio retrográdo é bem diferente dos demais, e carrega consigo uma energia diferente dos demais, já que começa sua caminhada bem recepcionado por plutão e pela entrada de júpiter em Áries.

Em primeiro lugar pra quem é novo por aqui, e não conhece muito bem como funciona esse tão famoso mercúrio retrográdo, é preciso saber onde mercúrio atua para que você saiba onde ele pode atuar de forma prática.


Mercúrio é o Deus do movimento, o planeta que rege a comunicação, os transportes, os deslocamentos, a mente, os estudos, as viagens, o comércio, os vendedores, propaganda, notícias, fofocas, pesquisas, motoristas, mensagens, emails, rege a curiosidade, a vizinhança, e mais uma infinidade de vertentes. Pense que lidamos com a energia de mercúrio todos os dias, independente de estar em movimento retrógrado ou não.


Seu movimento de retrogradação é um evento comum, que ocorre 3x por ano, e neste momento diferentes das ultimas vezes mercúrio inicia seu movimento de retrogradação muito bem amparado.


Porque esta retrogradação é diferente das outras?

Porque ao contrário da ultima retrogradação, mercúrio chega muito bem recepcionado por plutão - que também esta em movimento retrógrado, como também pelo benéfico júpiter que iniciou sua caminhada pelo signo de áries.


O encontro benéfico entre plutão e mercúrio é muito especial e se estende por toda a passagem de retrogradação, isso significa que quanto mais olharmos para dentro, quanto mais curiosidade tivermos em nos encontrar, entender nossas questões e mais vontade de purificar o que não nos cabe no momento, mais sucesso podemos obter. É literalmente um chamariz para trabalharmos as nossas sombras, medos, preconceitos e ao mesmo tempo em que mercúrio parece bagunçar o nosso mundo interior, existe uma grande vontade de se abrir. É um momento fantástico para buscar terapias alternativas, assim como buscar amparo psicológico e aprofundar esse processo de cura de interior que apesar de ser extremamente benéfico, pode ser dolorido. Nossos processos evolutivos doem, mas é preciso ter espaço para espandir, e é exatamente isso que júpiter pede a seguir.


JÚPITER EM ÁRIES: INÍCIO DE UM NOVO CICLO DE 12 ANOS

A ultima passagem de júpiter pelo signo de áries foi em 2010. Procure olhar com carinho em todo seu processo até aqui de 2010 até agora, e se perdoe pelo que não soube conduzir de forma mais sábia, pelos arrependimentos que as vezes batem a mente e o coração, as oportunidades perdidas, as derrotas que tivemos ao longo desses anos e se parabenize por ter chegado até aqui. Agradeça pelas pessoas que passaram pela nossa vida ao longo desse tempo, e abra espaço para esse novo ciclo. Júpiter permanece em áries até 27 de outubro, quando em movimento retrográdo retorna ao signo de peixes para justamente findar esse período de 12 anos anteriores.


A partir de 11/05 veremos uma onda de entusiasmo, muitas vezes banhada pelo desejo de sair da vida que estamos vivendo desde de 2012, é tempo de literalmente olharmos para o futuro com pés no chão e olhar elevado para o que desejamos para o futuro. Júpiter é famoso pela energia de expansão, pela benevolência, pelo espirito aventureiro e positivo que desperta em todos nós. E teremos um pequeno spoiler da sua energia entre maio e o final de outubro, quando retorna ao signo de peixes. Posteriormente, quando júpiter reingressar ao signo de peixes, aproveite com unhas e dentes para finalizar tudo que precisa ser deixado pra trás, e uma das coisas que precisam ser trabalhadas é saida da nossa zona de conforto. Este é um termo que nem costumo usar, porque dificilmente um brasileiro se mantém em zona de conforto já que os desafios do nosso país não permitem essa estagnação. Mas muitas vezes isso pode acontecer no nosso intimo: como a necessidade de ter ideais mais elevados, mudança de comportamentos nocivos, e todos aqueles pequenos passos que vamos empurrando com a barriga e que precisamos mudar para obter o crescimento que almejamos. Como lição dessa fase tão poderosa que vivemos desde 2021 da passagem de júpiter em peixes, devemos levar a força interior, o poder do nosso subsconciente, como devemos zelar por tudo que deixamos entrar em nossa mente e principalmente a força da fé. Este pode ser um aprendizado e tanto para justamente nos motivar para este novo ciclo.


COMO SERÁ ESTA FASE PARA CADA SIGNO?

Vou separar desta vez por elementos, para que fique claro o quanto júpiter e toda essa configuração pode favorecer literalmente metade do zodíaco, e a outra metade pode ter alguns puxões de orelha, porém fundamentais para evolução e proveito da mudança de energia.


Para esta parte da leitura, sugiro que leia para seu sol ou ascendente, já que ambos podem estar em sintonia com o momento presente.


Fogo brasa
Signos do elemento fogo

ELEMENTO FOGO

Áries: Os arianos são literalmente um dos signos mais beneficiados pela passagem de júpiter em seu signo e até mesmo durante a retrogradação de merc